Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Mundial pela Unesco

Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Mundial pela Unesco, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

 

Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.

 

As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".

 

A cidade foi fundada em 1667 em torno à igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. 

Pontos Turisticos em Paraty
11187762_852073898209481_1872667019026943728_o.jpg
Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Por ocasião da fundação do povoado ergueu-se uma pequena capela dedicada São Roque sobre o atual morro do Forte, onde então se encontravam construídas as primeiras moradias. Porém, em 1646, Dona Maria Jácome de Melo doou a área situada entre os rios Perequê-Açu e Patitiba para a construção do novo povoado exigindo que nele se construísse um capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, santa de sua devoção, e que não se molestassem os índios que ali viviam.

Esta primeira capela foi demolida em 1668 e em seu lugar construída uma igreja maior, de pedra e cal, obra que só terminou em 1712.
medium.jpg
Igreja de Santa Rita
 
Edificada em 1722 pelos pardos libertos sob a invocação de Menino Deus, Santa Rita e Santa Quitéria. Alguns anos depois foi reparada e reedificada com aumento por devotos brancos que passaram a utilizá-la como matriz durante a construção daquele novo templo. É a igreja mais antiga da cidade em virtude da demolição das capelas de São Roque a da antiga matriz.
5870739_eEgFL_Zf71OzzQwHKj3765omaDNARe5etVFrRRc5pfs.jpg
 
Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja está localizada na Rua do Comércio, de frente para a Rua Samuel Costa, no lugar mais central do Centro Histórico. Hoje é conhecida simplesmente como Igreja do Rosário e sua construção iniciou-se em 1725. Destinava-se aos escravos que ajudaram na sua construção.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário foi criada em 20 de agosto de 1750, e reedificou este templo por volta de 1757.

 

Principais eventos no ano.
download (1).jpg
Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP)
A Flip surgiu de um desejo difícil: promover em Paraty, cidade distante das capitais, uma experiência de encontro permeada pelas artes. Desde 2003, quando estreou em um espaço improvisado com pouco mais que vinte autores convidados, a Flip se conectou intimamente ao território que a recebeu. Pioneira em ocupar os espaços públicos com cultura, a Flip é um momento importante para o debate de ideias e um ponto de encontro de toda a diversidade.

 Cada edição presta homenagem a um autor brasileiro e reúne um vigoroso time de escritores, de diferentes origens e perspectivas, para se encontrar com o público em Paraty. É a dimensão do encontro que norteia as muitas linguagens empenhadas na construção de cada Flip: arquitetura, design, cenografia, urbanismo.

download.jpg
Folia Gastronômica de
Paraty
 Paraty, Cidade Criativa pela Gastronomia, segundo a UNESCO, tem na Folia Gastronômica, um momento de aprendizado, trocas e muitas delícias. 
a Folia Gastronômica de Paraty que mudou o nome para Festival Gastronômico de Paraty, celebra os sabores e saberes gastronômicos de Paraty, reconhecida pela Unesco como cidade criativa pela gastronomia.
 No evento acontecem aulas de culinária, workshops, visitas, exposições, shows e espaço gastronômico. os restaurantes do Circuito gastronômico da cidade oferecem pratos especiais. Paraty recebeu da Unesco em 31 de outubro de 2017, o Título Internacional de Cidade Criativa pela Gastronomia.
images (1).jpg
Festival da Cachaça, Culturas e Sabores de Paraty
 Realizado desde 1983, quando começou com o nome Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande público.
 Sempre estão presentes os principais alambiques da região de Paraty, valorizando a produção local originária desde o século XVI, uma das principais expressões de nossa identidade gastronômica e cultural. Além de um espaço de convivência e gastronomia, para a degustação dos produtos da região, na praça de alimentação que é montada para o evento. Os visitantes podem degustar as cachaças e saborear os pratos, no mesmo ambiente, aproveitando uma programação musical local.
 O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, busca valorizar também os métodos de produção da cachaça, a cultura caiçara e a gastronomia local

A procura de conforto e tranquilidade em um ambiente familiar?

Recanto Gaivotas Paraty é o lugar perfeito para fugir da rotina do dia a dia.

 

Lugar ideal para descansar com a família e amigos!!!!

Visite-nos!!

Paraty, Rio de Janeiro

Entre em contato conosco!!

Será um prazer recebê-los !!!

+55(24)99833-0207

reservas@recantogaivotasparaty.com.br